DECRETO Nº 4200, DE 08 DE MAIO DE 2014

 

Dispõe sobre a Programação Orçamentária e Financeira Anual, estabelece o cronograma de desembolso do Poder Executivo e as metas bimestrais de arrecadação da receita para o exercício financeiro de 2014 e dá outras providências.

 

O PREFEITO MUNICIPAL DA SERRA, Estado do Espírito Santo, no uso de suas atribuições legais conferidas pelo disposto no inciso V do artigo 72 da Lei Orgânica do Município da Serra, e considerando o disposto nos Artigos 8º e 13 da Lei Complementar Federal nº 101, de 04 de maio de 2000; Decreta:

 

Art. 1º Ficam estabelecidas as Metas Bimestrais de Arrecadação das Receitas totais e de caixa do tesouro municipal para o exercício financeiro de 2014, conforme discriminação constante do Anexo I e II deste decreto.

 

§ 1º As metas bimestrais de arrecadação das receitas totais e caixa de tesouro, de que trata o caput deste artigo, serão avaliadas bimestralmente pela Secretaria Municipal de Finanças.

 

§ 2º De acordo com a avaliação das metas de arrecadação da receita, poderão ser autorizados a antecipação de cotas financeiras e orçamentárias acima dos valores estabelecidos neste decreto, com base nas solicitações acompanhadas de justificativas dos Órgãos, mediante análise e aprovação Secretaria Municipal de Finanças, observando os seguintes procedimentos:

 

I - A Secretaria de Planejamento Estratégico para análise da compatibilidade com o orçamento;

 

II - A Secretaria de Planejamento Estratégico fará o encaminhamento à Secretaria de Finanças para análise da disponibilidade financeira;

 

III - De acordo com as análises referidas nos incisos I e II deste item, as cotas financeiras e orçamentárias serão antecipadas pela Secretaria de Finanças e pela Secretaria de Planejamento Estratégico, respectivamente.

 

Art. 2º As dotações de Outras Despesas Correntes (custeio), Investimentos e Inversões Financeiras da Lei Orçamentária Anual n° 4167, de 06 de janeiro de 2014, da fonte de Recursos Ordinários do Tesouro Municipal, serão contingenciadas em conformidade com o Anexo III deste decreto.

 

Art. 3º As Unidades Gestoras deverão efetuar seus empenhos considerando a necessidade de adoção de medidas de racionalização de custos e de maximização do uso de recursos disponíveis, priorizando as despesas com os contratos de despesas continuadas já assumidas.

 

Parágrafo único. As despesas de que trata o caput deste artigo deverão ser empenhadas no montante de recursos necessários a respectiva vigência contratual durante o exercício de 2014.

 

Art. 4º Ficam liberadas para empenho em sua totalidade as dotações orçamentárias aprovadas no orçamento de 2014 referentes às despesas com:

 

I - Pessoal, Encargos Sociais e Outros Benefícios a Servidores;

 

II - Amortização e Encargos da Dívida Pública;

 

III - Precatórios e Sentenças Judiciais;

 

IV - Obrigações Tributárias e Contributivas;

 

V- Educação;

 

VI - Saúde.

 

Art. 5º As solicitações de créditos suplementares ou especiais serão avaliadas segundo os procedimentos descritos no Art 1º, § 2º, I, II e III, quando envolverem:

 

I - Excesso de arrecadação; ou

 

II - Recursos de superávit financeiro, respeitando as devidas fontes de recurso.

 

Art. 6º Os créditos especiais que vierem a ser abertos no exercício, bem como os créditos especiais reabertos, com recursos de caixa do tesouro e de outras fontes, terão sua execução condicionada aos limites fixados no Decreto de Programação Orçamentária e Financeira Anual, e ao disposto no Art. 9º da Lei Orçamentária Anual n° 4167, de 06 de janeiro de 2014.

 

Art. 7º Os empenhos emitidos, independentemente do tipo de despesa a ser atendida, explicitarão o cronograma de liquidação da despesa.

 

Art. 8º Os investimentos e inversões financeiras a iniciarem deverão estar alinhados com as orientações estratégicas do Governo Municipal, (PPA), para o exercício de 2014.

 

Art. 9º Os ordenadores de despesa são responsáveis, na execução orçamentária e financeira dos valores estabelecidos neste decreto, pela observância do cumprimento de todas as disposições legais contidas na Lei Federal nº 4.320, de 17 de março de 1964, bem como na Lei de Diretrizes Orçamentárias nº 4060, de 30 de julho de 2013, na Lei Orçamentária Anual nº 4167, de 06 de janeiro de 2014, e na Lei Complementar Federal nº 101, de 04 de maio 2000.

 

Art. 10 O Secretário Municipal de Finanças e o Secretário Municipal de Planejamento Estratégico poderão, no âmbito de suas competências, estabelecer normas, procedimentos e critérios quando necessários ao disciplinamento da execução orçamentária e financeira do exercício.

 

Art. 11 A programação financeira estabelecida neste decreto será acompanhada periodicamente e reavaliada caso as receitas não se realizem conforme o previsto no Anexo I e II.

 

Art. 12 As disposições deste Decreto aplicam-se as Secretarias da Prefeitura Municipal da Serra.

 

Art. 13 Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação, retroagindo os seus efeitos a 01 de janeiro de 2014.

 

Palácio Municipal em Serra, aos 08 de maio de 2014.

 

AUDIFAX CHARLES PIMENTEL BARCELOS

PREFEITO MUNICIPAL

 

BRUNO PESSANHA NEGRIS

SECRETÁRIO DE FINANÇAS

 

MARINELY SANTOS MAGALHÃES

SECRETÁRIA DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

 

Este texto não substitui o original publicado e arquivado na Prefeitura Municipal da Serra.

 

ANEXO I - PREVISÃO/ARRECADAÇÃO DA RECEITA TOTAL DO MUNICÍPIO

 

 

 

 

 

 

 

 

ESPECIFICAÇÃO

LOA 2014

1º BIM

2º BIM

3º BIM

4º BIM

5º BIM

6º BIM

1- RECEITAS CORRENTES

937.550.000

152.750.067

171.157.680

154.983.305

145.677.834

154.501.745

158.479.369

1.1 - Receita Tributária

215.331.800

32.291.247

51.291.247

32.473.274

33.574.770

34.170.275

31.530.987

1.2 - Receita de Contribuições

58.802.000

9.587.192

9.800.333

8.535.000

8.837.422

9.141.272

12.900.781

1.3 - Receita Patrimonial

32.930.000

7.900.063

5.432.000

6.780.522

5.105.222

4.000.045

3.712.148

1.4 - Receita de Serviços

19.010.000

1.233.000

3.168.000

2.714.432

4.253.873

3.487.521

4.153.174

1.5 - Transferências Correntes

585.163.200

97.101.086

94.874.300

101.233.154

90.144.318

99.715.313

102.095.029

1.6 - Outras Receitas Correntes

26.313.000

4.637.479

6.591.800

3.246.923

3.762.229

3.987.319

4.087.250

2- RECEITAS DE CAPITAL

165.870.000

20.507.736

25.163.453

24.551.141

29.406.040

28.288.898

37.952.732

2.1 - Operações de Crédito

22.000.000

3.783.000

3.783.000

3.608.500

3.608.500

3.608.500

3.608.500

2.2 - Alienação de Bens

750.000

0

150.000

200.000

0

200.000

200.000

2.3 - Transferências de Capital

143.120.000

16.724.736

21.230.453

20.742.641

25.797.540

24.480.398

34.144.232

3- RECEITAS INTRA-ORÇAMENTÁRIAS

51.580.000

10.164.720

7.795.853

8.664.831

9.986.376

8.457.654

6.510.566

TOTAL GERAL

1.155.000.000

183.422.523

204.116.986

188.199.277

185.070.250

191.248.297

202.942.667

 

 

 

 

 

 

 

 

ANEXO II - PREVISÃO/ARRECADAÇÃO DA RECEITA DE CAIXA DO TESOURO DO MUNICÍPIO

 

 

 

 

 

 

 

 

ESPECIFICAÇÃO

LOA 2014

1º BIM

2º BIM

3º BIM

4º BIM

5º BIM

6º BIM

1- RECEITAS CORRENTES

524.160.000

87.382.237

103.815.313

83.710.388

87.708.813

84.519.097

77.024.152

1.1 - Receita Tributária

215.331.800

32.291.247

51.291.247

32.473.274

33.574.770

34.170.275

31.530.987

1.2 - Receita de Contribuições

0

 

 

 

 

 

 

1.3 - Receita Patrimonial

2.000.000

313.845

330.495

303.098

360.165

302.154

390.243

1.4 - Receita de Serviços

10.000

2.337

1.760

1.430

1.570

1.203

1.700

1.5 - Transferências Correntes

284.355.200

50.316.250

48.204.355

47.163.732

50.520.143

46.547.123

41.603.597

1.6 - Outras Receitas Correntes

22.463.000

4.458.558

3.987.456

3.768.854

3.252.165

3.498.342

3.497.625

2- RECEITAS DE CAPITAL

0

0

0

0

0

0

0

 

 

 

 

 

 

 

 

2.1 - Operações de Crédito

0

0

0

0

0

0

0

2.2 - Alienação de Bens

0

0

0

0

0

0

0

2.3 - Transferências de Capital

0

0

0

0

0

0

0

3- RECEITAS INTRA-ORÇAMENTÁRIAS

0

0

0

0

0

0

0

TOTAL GERAL

524.160.000

87.382.237

103.815.313

83.710.388

87.708.813

84.519.097

77.024.152

 

ANEXO III - PROGRAMAÇÃO FINANCEIRA DE CUSTEIO - EXERCÍCIO DE 2014

RECURSOS DE CAIXA DO TESOURO

 

 

 

 

 

 

 

 

ORGÃO

1º BIM

2º BIM

3º BIM

4º BIM

5º BIM

6º BIM

TOTAL

TOTAL GERAL

34.706.150,00

25.079.300,00

25.079.300,00

25.079.300,00

25.079.300,00

34.706.150,00

169.729.500,00

CG

962.000,00

721.500,00

721.500,00

721.500,00

721.500,00

962.000,00

4.810.000,00

PROGER

156.000,00

117.000,00

117.000,00

117.000,00

117.000,00

156.000,00

780.000,00

CGM

92.000,00

69.000,00

69.000,00

69.000,00

69.000,00

92.000,00

460.000,00

SEAD

3.016.000,00

2.262.000,00

2.262.000,00

2.262.000,00

2.262.000,00

3.016.000,00

15.080.000,00

SEPLAE

365.000,00

273.750,00

273.750,00

273.750,00

273.750,00

365.000,00

1.825.000,00

SEFI

870.000,00

652.500,00

652.500,00

652.500,00

652.500,00

870.000,00

4.350.000,00

ENC. GERAIS

2.040.000,00

1.530.000,00

1.530.000,00

1.530.000,00

1.530.000,00

2.040.000,00

10.200.000,00

SEOB

3.622.000,00

2.716.500,00

2.716.500,00

2.716.500,00

2.716.500,00

3.622.000,00

18.110.000,00

SESE

11.883.600,00

8.912.700,00

8.912.700,00

8.912.700,00

8.912.700,00

11.883.600,00

59.418.000,00

SETUR

1.922.400,00

1.441.800,00

1.441.800,00

1.441.800,00

1.441.800,00

1.922.400,00

9.612.000,00

FMT

2.000,00

1.500,00

1.500,00

1.500,00

1.500,00

2.000,00

10.000,00

SEMAS

909.000,00

681.750,00

681.750,00

681.750,00

681.750,00

909.000,00

4.545.000,00

FMAS

3.801.250,00

1.900.625,00

1.900.625,00

1.900.625,00

1.900.625,00

3.801.250,00

15.205.000,00

FMIA

144.600,00

108.450,00

108.450,00

108.450,00

108.450,00

144.600,00

723.000,00

SEMMA

414.000,00

310.500,00

310.500,00

310.500,00

310.500,00

414.000,00

2.070.000,00

FMMA

40.000,00

30.000,00

30.000,00

30.000,00

30.000,00

40.000,00

200.000,00

SEDEC

221.200,00

165.900,00

165.900,00

165.900,00

165.900,00

221.200,00

1.106.000,00

FMACT

73.800,00

55.350,00

55.350,00

55.350,00

55.350,00

73.800,00

369.000,00

SEDUR

623.000,00

467.250,00

467.250,00

467.250,00

467.250,00

623.000,00

3.115.000,00

SEDIR

410.000,00

307.500,00

307.500,00

307.500,00

307.500,00

410.000,00

2.050.000,00

FDD

64.000,00

48.000,00

48.000,00

48.000,00

48.000,00

64.000,00

320.000,00

SEHAB

102.000,00

76.500,00

76.500,00

76.500,00

76.500,00

102.000,00

510.000,00

FMHIS

640.000,00

480.000,00

480.000,00

480.000,00

480.000,00

640.000,00

3.200.000,00

SEDES

916.300,00

687.225,00

687.225,00

687.225,00

687.225,00

916.300,00

4.581.500,00

CMDC

92.400,00

69.300,00

69.300,00

69.300,00

69.300,00

92.400,00

462.000,00

SECOM

582.000,00

436.500,00

436.500,00

436.500,00

436.500,00

582.000,00

2.910.000,00

SEAP

54.000,00

40.500,00

40.500,00

40.500,00

40.500,00

54.000,00

270.000,00

SEPPOM

263.120,00

197.340,00

197.340,00

197.340,00

197.340,00

263.120,00

1.315.600,00

FMDMS

880,00

660,00

660,00

660,00

660,00

880,00

4.400,00

SETER

423.600,00

317.700,00

317.700,00

317.700,00

317.700,00

423.600,00

2.118.000,00

 

 

 

 

 

 

 

 

NOTA 1: OS VALORES DO CRONOGRAMA DE CUSTEIO FORAM DISTRIBUIDOS DA SEGUINTE FORMA: 1º E 6º BIMESTRES - 20% DO ORÇAMENTO E OS 2º, 3º, 4º E 5º BIMESTRES - 15% DO ORCAMENTO.

 

 

 

 

 

 

 

 

NOTA 2: OS VALORES DISPONIBILIZADOS AO FUNDO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - FMAS, FORAM : 1º E 6º BIMESTRES - 25% DO ORÇAMENTO E OS 2º, 3º, 4º E 5º BIMESTRES  - 12,5% DO ORCAMENTO.