LEI Nº 2527, DE 15 DE JULHO DE 2002

 

Dispõe sobre as diretrizes para elaboração da Lei Orçamentária para o exercício financeiro de 2003 e dá outras providências.

 

O PREFEITO MUNICIPAL DE SERRA, ESTADO DO ESPÍRITO SANTO, faço saber que a Câmara Municipal decretou e eu sanciono a seguinte Lei:

           

DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

 

Art. 1º O Orçamento do município de Serra, relativo ao exercício de 2003, será elaborado e executado segundo as diretrizes gerais estabelecidas nos termos da presente Lei, em cumprimento ao disposto na Lei 4.320/64, no Art. 165, § 2º, da Constituição Federal; e Art. 4º, da Lei Complementar nº. 101, compreendendo:

        

I - As metas e prioridades da Administração Pública Municipal;

 

II - As diretrizes para a elaboração da Lei Orçamentária Anual e suas alterações;

 

III - Diretrizes específicas para a elaboração das propostas orçamentárias dos Poderes Executivo e Legislativo, seus fundos e entidades da administração direta e indireta, assim como as diretrizes aqui estabelecidas para a execução orçamentária;

 

IV - As disposições sobre alterações na legislação tributária do Município;

 

V - As disposições relativas às despesas com pessoal e encargos sociais;

 

VI - As disposições finais.

 

CAPÍTULO I

DAS PRIORIDADES E METAS DA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL

 

Art. 2º O Anexo I desta Lei estabelece as prioridades da Administração Municipal para o exercício financeiro de 2003, em consonância com o Plano Plurianual do Município.

 

Art. 3º O Anexo II desta Lei estabelece as metas fiscais, em cumprimento à Lei Complementar nº 101, de 04 de maio de 2000, art. 4º, §§ 1º e 2º.

 

CAPÍTULO II

ORIENTAÇÃO PARA A ELABORAÇÃO DA LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL

 

Art. 4º O Orçamento do Município será elaborado e executado visando garantir o equilíbrio entre receitas e despesas e a manutenção da capacidade de investimento.

 

Art. 5º A Lei Orçamentária Anual, será acompanhada do Quadro de Detalhamento de Despesa - QDD - discriminados, por unidade orçamentária, os projetos e atividades e os elementos de despesa, com seus respectivos valores, obedecendo na sua apresentação a forma analítica.

 

Art. 6º O Poder Legislativo encaminhará ao Poder Executivo sua proposta orçamentária para 2003, observadas as determinações contidas nesta Lei, até o último dia útil do mês de junho de 2002.

 

I - a proposta orçamentária do Poder Legislativo observará os dispositivos na Constituição Federal no seu artigo 29-A, bem como a previsão da receita municipal para o ano de 2003.

        

II - o repasse mensal ao Poder Legislativo, a que se refere o Art. 168 da Constituição Federal, submeter-se-á ao princípio da programação financeira de desembolso, aludido nos artigos 47 a 50 da Lei Federal 4.320/64, limitado ao percentual estabelecido na Lei Orçamentária Anual aplicado sobre o valor da Receita Tributaria e das transferências constitucionais efetivamente verificada no mês anterior ao repasse, conforme Emenda Constitucional 25/2000.

 

Parágrafo Único. o Poder Executivo colocará à disposição do Poder Legislativo, no mínimo trinta dias antes do prazo final para encaminhamento de sua proposta orçamentária, os estudos e as estimativas das receitas para o exercício subsequente, inclusive da corrente líquida, e as respectivas memórias de cálculo, conforme § 3º do Art. 12 da Lei Complementar nº 101 de 04/05/2000.

 

Art. 7º No projeto de Lei Orçamentária Anual, as receitas e as despesas serão orçadas a preços correntes de 2002.

 

Art. 8º A critério do Poder Executivo e considerando a conjuntura econômica, o Orçamento do Município, em sua execução, poderá ser atualizado de forma a refletir a variação da receita e permitir a apuração do efetivo excesso de arrecadação.

 

Art. 9º Na programação da despesa serão observadas restrições no sentido de que:

 

I - nenhuma despesa poderá ser fixada sem que estejam definidas as respectivas fontes de recursos;

 

II - não poderão ser incluídas despesas a título de Investimento - Regime de Execução Especial, ressalvados os casos de calamidade pública formalmente reconhecidos, na forma do art. 167, § 3º, da Constituição Federal.

 

III - o Município contribuirá para o custeio de despesas de competência de outros entes da Federação, quando atendido o art. 62, da Lei Complementar nº 101, de 04/05/2001.

 

IV - não serão destinados recursos para atender despesas com pagamento, a qualquer título, a servidor da administração municipal direta ou indireta, por serviço de consultoria ou assistência técnica, inclusive custeados com recursos decorrentes de convênios, acordos, ajustes ou instrumentos congêneres, firmados com órgãos ou entidades de direito público ou privado, nacionais ou internacionais.

 

Art. 10 Os órgãos da administração indireta terão seus orçamentos para o exercício de 2003 incorporados à proposta orçamentária do Município, caso, sob qualquer forma ou instrumento legal recebam recursos do tesouro municipal ou administrem recursos e patrimônio do Município.

 

Art. 11 Para os efeitos desta Lei, fica entendida como receita corrente líquida a definição estabelecida no art. 2º, inciso IV, da Lei Complementar nº 101, de 04/05/2001.

 

Art.12 A Receita Corrente Líquida será destinada, prioritariamente, aos custeios administrativo e operacional, inclusive pessoal e encargos sociais, bem como ao pagamento de amortização, juros e encargos da dívida, à contrapartida das operações de crédito e às vinculações - Fundos, observados os limites impostos pela Lei Complementar nº 101, de 04/05/2000.

 

Art. 13 Na programação de investimentos do Projeto de Lei Orçamentária para 2003 serão observados os seguintes princípios:

 

I - novos projetos somente serão incluídos na Lei Orçamentária após atendidos os em andamento, contempladas as despesas de conservação do patrimônio público e assegurada a contrapartida de operações de crédito.

 

II - os investimentos deverão apresentar viabilidade técnica, econômica, financeira e ambiental.

 

Art. 14 A proposta orçamentária que o Poder Executivo encaminhará ao Poder Legislativo obedecerá as seguintes diretrizes:

 

I - as obras em execução terão prioridade sobre novos projetos e entre aquelas serão priorizados os investimentos aprovados na Assembleia Municipal do Orçamento.

 

II - as despesas com vencimentos, subsídios, salários, dívida pública e encargos sociais terão prioridade sobre as ações de expansão dos serviços públicos.

 

Art. 15 As alterações do Quadro de Detalhamento de Despesa - QDD - nos níveis de modalidade de aplicação e elemento de despesa, observados os mesmos grupos de despesa, categoria econômica, projeto/atividade e unidade orçamentária, poderão ser realizadas para atender as necessidades de execução, por ato do Secretário Municipal de Planejamento Estratégico.              

 

Art. 16 A dotação consignada para Reserva de Contingência será fixada em valor equivalente a 1% (um por cento), no máximo, da Receita Corrente Líquida, definida no artigo 12 desta Lei.

 

Art. 17 Ficam as seguintes despesas sujeitas à limitação de empenho, a ser efetivada nas hipóteses previstas nos arts. 9º e 31, inciso II, §1º, da Lei Complementar 101, de 04/05/2000:

 

I - despesas com obras e instalações, aquisição de imóveis e compra de equipamentos e material permanente;

 

II - despesas de custeio não relacionadas às prioridades constantes do Anexo I desta Lei.

 

Parágrafo Único. Não serão passíveis de limitação as despesas concernentes às ações nas áreas de educação e saúde.

 

CAPÍTULO III

DIRETRIZES RELATIVAS ÀS DESPESAS DE PESSOAL E ENCARGOS SOCIAIS

 

Art. 18 A Câmara Municipal poderá, no exercício de 2003, realizar a criação de cargos, empregos e funções ou alteração da estrutura de carreiras, bem como à admissão de pessoal a qualquer titulo, respeitando o limite estabelecido no art. 20, inciso III da Lei Complementar nº 101, de 04 de maio de 2000.

 

Art. 19 A concessão de qualquer vantagem ou aumento de remuneração, a criação de cargos, empregos e funções ou alteração de estrutura de carreiras, bem como a admissão ou contratação de pessoal, a qualquer título, pelo Poder Executivo, somente será admitido:

 

I - se houver prévia dotação orçamentária suficiente para atender às projeções de despesas de pessoal e aos acréscimos dela decorrentes;

 

II - se observado o limite estabelecido no artigo 20, inciso III da Lei Complementar 101, de 04/05/2000;

 

III - nos termos da Legislação posterior específica.

 

Art. 20 Respeitado o limite de despesa prevista no inciso II do artigo anterior e a lotação fixada para cada órgão ou entidade, serão observadas:

 

I - o estabelecimento de prioridades na reformulação do plano de cargos e de carreiras e no número de cargos, de acordo com as estritas necessidades de cada órgão e entidade;

 

II - a realização de concurso, de acordo com o disposto no artigo 37, incisos II a IV da Constituição Federal.

 

III - adoção de mecanismos destinados à modernização administrativa.

 

CAPÍTULO IV

DAS DISPOSIÇÕES SOBRE ALTERAÇÕES NA LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA

 

Art. 21 Na estimativa das receitas constante do projeto de lei orçamentária serão considerados os efeitos das propostas de alterações na legislação tributária local, incremento ou diminuição de receitas transferidas de outros níveis de governo e outras transferências positivas ou negativas na arrecadação do Município para o ano seguinte.

 

§ 1º As alterações na legislação tributária municipal, dispondo, especialmente, sobre IPTU, ISS, ITBI, taxas de limpeza pública e iluminação pública, deverão constituir objeto de projeto de lei a serem enviados à Câmara Municipal, visando promover a justiça fiscal e aumentar a capacidade de investimento do Município.

 

§ 2º O projeto de Lei Orçamentária Anual enviado à Câmara Municipal conterá demonstrativos que registrem a estimativa de recursos para o ano 2003 e a evolução da receita nos últimos 03 (três) anos.

 

§ 3º Quaisquer projetos de lei que resultem em redução de encargos tributários para setores da atividade econômica ou regiões da cidade deverão atender aos seguintes requisitos mínimos:

 

I - o disposto no art. 14, da Lei Complementar nº 101, de 04/05/2000;

 

II - demonstrativo dos benefícios de natureza econômica ou social;

 

III - aqueles previstos no Código Tributário Municipal.

 

CAPÍTULO V

DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

 

Art. 22 São vedados quaisquer procedimentos, no âmbito dos sistemas de orçamento, programação financeira e contabilidade, que viabilizem a execução de despesas sem que seja comprovada a suficiente disponibilidade de dotação orçamentária para o exercício e sem que esteja prevista no Plano Plurianual do Município.

 

Art. 23 Os recursos provenientes de convênios, contratos e prestação de serviços repassados pela administração municipal, deverão ter sua aplicação comprovada no prazo de até 60 (sessenta) dias após o término da obrigação contratual principal.

 

Parágrafo Único. Se houver necessidade de aditamento somente serão repassados novos recursos após o cumprimento no disposto neste artigo.

 

Art. 24 No caso de criação de entidades autárquicas, fundacionais e empresas municipais as leis próprias citarão as normas legais de atendimento para fixação de receita e gastos da entidade mencionada, observadas as diretrizes gerais constantes nesta Lei.

 

Art. 25 Caso o projeto de lei orçamentária não seja aprovado e sancionado até 31 de dezembro de 2002, a programação dele constante poderá ser executada em cada mês, até o limite de 1/12 (um doze avos) do total de cada dotação, na forma da proposta remetida à Câmara Municipal, enquanto a respectiva lei não for sancionada.

 

Parágrafo Único. Não se incluem no limite previsto no caput deste artigo, podendo ser movimentadas em sua totalidade, as dotações para atender despesas com:

 

I - pessoal e encargos sociais;

        

II - serviço da dívida;

        

III - pagamento de compromissos correntes nas áreas de saúde, educação e assistência social;

        

IV - categorias de programação cujos recursos sejam provenientes de operações de crédito ou de transferências da União e do Estado;

 

V - categorias de programação cujos recursos correspondam à contrapartida do Município em relação àqueles recursos previstos no inciso anterior.

 

Art. 26 O Poder Executivo divulgará os Quadros de Detalhamento de Despesas (QDD), por unidade orçamentária, especificando a categoria econômica e a despesa por elemento para cada projeto e atividade:

        

I - até 31/01/2003, caso a Lei Orçamentária seja publicada até 31/12/2002.

 

II - até 30 (trinta) dias após a publicação do orçamento, ocorrendo à hipótese prevista no art. 25 desta Lei.

 

Art. 27 Cabe à Secretaria Municipal de Planejamento Estratégico a responsabilidade pela coordenação da elaboração orçamentária de que trata esta Lei, devendo estabelecer:

 

I - calendário de atividades para elaboração dos orçamentos;

 

II - elaboração e distribuição dos quadros que compõem as propostas parciais do Orçamento Anual da administração municipal;

 

III - instruções para o devido preenchimento das propostas parciais dos orçamentos, de que trata esta Lei.

 

Art. 28 O Poder Executivo estabelecerá, por grupos de despesa, a programação financeira, até 30 (trinta) dias após a publicação da Lei Orçamentária Anual.

 

Art. 29 Fica garantida a participação de entidades representativas nas discussões do Orçamento Anual.

 

Parágrafo Único. A participação de que trata o caput deste artigo, se dará através das entidades civis organizadas, que comporão a Assembleia Municipal do Orçamento, nos termos da Lei nº 1788 de 25 de agosto de 1994 - Lei da Assembleia Municipal do Orçamento.

 

Art. 30 O Poder Executivo definirá, por meio de ato próprio, as despesas consideradas irrelevantes, em atendimento ao art. 16, § 3º da Lei Complementar nº 101, de 04/05/2000.

 

Art. 31 Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

 

Palácio Municipal, em Serra, aos 15 de julho de 2002.

 

ANTÔNIO SÉRGIO ALVES VIDIGAL

PREFEITO MUNICIPAL

 

Este texto não substitui o original publicado e arquivado na Prefeitura Municipal da Serra.

 

ANEXO DE METAS FISCAIS

 

Memória e Metodologia de Cálculo das Metas Fiscais Anuais

(Artigo 4º, Parágrafo 2º, Inciso II, Lei Complementar nº. 101 de 04-05-2000)

 

Conforme previsto na Lei Complementar nº. 101 de 04-05-2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal), este anexo apresenta a evolução e a estimativa da receita e da despesa a preços correntes e constantes. As projeções dos valores para os anos de 2003, 2004 e 2005 foram baseadas nos seguintes aspectos:

 

Os valores constantes da tabela anexa levam em consideração a perspectiva de um crescimento nominal das receitas e despesas de 7% ao ano para o triênio de 2003, 2004 e 2005. A projeção de crescimento envolve a perspectiva de uma inflação no período de 3% ao ano, o que implica em crescimento real de 4% ao ano. Com relação à atualização dos valores para o ano de 2002, foi usado o Índice Geral de Preços Médios de Mercado (IGP-M) apurado pela Fundação Getúlio Vargas.

 

Tomando por base as projeções contidas no anexo à mensagem da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) da União, que se refere aos objetivos das Políticas Monetária, Creditícia e Cambial, considerou-se uma aproximação coerente a estimativa de 3,0 % ao ano como previsão inflacionária.

 

A análise apresentada no referido anexo aponta para uma expectativa de queda da inflação e perspectiva de retomada do crescimento sem pressões sobre preços, afirmando que “simulações elaboradas pelo Banco Central do Brasil indicam que o IPCA deverá ter uma variação por volta de 4,5% em 2002 e abaixo de 3,0% em 2003.

 

Com relação as receitas, a perspectiva de crescimento apresentada leva em consideração os seguintes objetivos e eventos que se realizarão e que terão impacto sobre o triênio considerado:

 

a)           Recadastramento Imobiliário de todos os bairros do Município, visando alcançar imóveis não cadastrados ou cujo cadastro não condiz com a atual situação do imóvel;

b)           Política de Desenvolvimento Econômico do Município permitindo a instalação de um grande número de empresas de médio porte, as quais geram maior valor adicionado fiscal para efeito de apuração do índice de participação do Município na distribuição do ICMS;

c)           Início do funcionamento, em 2002, do Laminador de Tiras a Quente da Companhia Siderúrgica de Tubarão – CST, que também deverá contribuir para a elevação do valor adicionado fiscal para efeito de melhor participação do Município na distribuição do ICMS;

d)           Implantação do Programa de Modernização da Administração Tributária, através de recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social ( BNDES );

e)           Captação de recursos junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social ( BNDES ) para implantação no Município do Projeto Multissetorial Integrado – PMI.

 

 


ANEXO II – METAS FISCAIS

 

Art. 4° § 1° e § 2°, inciso II da Lei Complementar n° 101 de 04/05/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal)

R$ 1,00 valores correntes

 

Descrição

2000

2001

2002

(orçamento previsto)

2003

2004

2005

1 - Receita Total

146.935.014

173.621.293

195.674.000

209.371.180

224.027.163

239.709.064

2 - Despesa Total

138.724.392

172.300.715

195.674.000

209.371.180

224.027.163

239.709.064

3 - Resultado Primário

15.593.153

4.477.938

392.620

420.103

449.511

480.976

4 - Resultado Nominal

8.210.622

1.320.578

0

0

0

0

5 - Estoque da Dívida

48.833.747

52.843.555

47.381.266

48.328.891

49.295.469

20.281.379

 

 

Art. 4° § 1° e § 2°, inciso II da Lei Complementar n° 101 de 04/05/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal)

R$ 1,00 valores correntes de 2002

 

Descrição

2000

2001

2002

(orçamento previsto)

2003

2004

2005

1 - Receita Total

179.225.499

192.608.320

195.674.000

203.500.960

211.640.998

220.106.638

2 - Despesa Total

769.210.508

191.143.326

195.674.000

203.500.960

211.640.998

220.106.638

3 - Resultado Primário

19.019.910

4.967.640

392.620

420.103

424.658

441.644

4 - Resultado Nominal

10.014.991

1.464.995

0

0

0

0

5 - Estoque da Dívida

59.565.466

58.622.466

47.381.266

48.328.891

49.295.469

50.281.379

 

 

LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTARIAS -2003

 

Anexo de Metas e Prioridades

 

Programas e Ações

Produto/Unidade de Medida

 

Meta

Programa: PROGRAMA DE APOIO ADMINISTRATIVO

Objetivo: CONTRIBUIR PARA A CONSECUÇÃO DOS PROGRAMAS FINALÍSTICOS

» MANUTENÇÃO E CONSERVAÇÃO  DE BENS IMÓVEIS

BENS IMÓVEIS MANTIDOS E CONSERVADOS

/UNIDADE

 

» MANUTENÇÃO DOS SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS GERAIS

SERVIÇOS MANTIDOS

/UNIDADE

 

» PAGAMENTO DE PESSOAL E ENCARGOS

PAGAMENTO DE PESSOAL ATIVO

/SERVIDORES MUNICIPAIS

 

» APOIO ADMINISTRATIVO DO IPS

 

/

 

» MANUTENÇÃO DOS SERVIÇOS DE TRANSPORTES

 

/

 

» MANUTENÇÃO DAS ATIVIDADES DO CONSELHOMUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - CMES

CMES ATENDIDO

/UNIDADE

1

Programa: ATUAÇÃO LEGISLATIVA DA CÂMARA MUNICIPAL

Objetivo: ELABORAR LEIS, DECRETOS LEGISLATIVOS E RESOLUÇÕES SOBRE MATÉRIAS DE COPETÊNCIA DO MUNICÍPIO, ALÉM DA FISCALIZAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA E DE CONTROLE EXTERNO DOS ATOS DO PODER EXECUTIVO

» CONSTRUÇÃO DA SEDE DA CÂMARA

SEDE CONSTRUÍDA

 

 

» APARELHAMENTO, INSTALAÇÃO E MODERNIZAÇÃO DA NOVA SEDE DA LEGISLAÇÃO MUNICIPAL

SEDE MODERNIZADA

/UNIDADE

 

» MANUTENÇÃO DA SEDE DA CÂMARA

SEDE MANTIDA

 

 

» DESENVOLVIMENTO DA AÇÃO LEGISLATIVA

 

 

 

Programa: SERRA PREVIDÊNCIA 2002-2005

Objetivo: PAGAMENTO DE BENEFÍCIOS A INATIVOS E PENSIONISTAS

» PAGAMENTO DE INATIVOS E PENSIONISTAS

PAGAMENTO DE BENEFÍCIOS PREV. DE INATIVOS

/N° DE INATIVOS E PENSIONISTAS

 921

» CAPITALIZAÇÃO DO FUNDO DE PREVIDÊNCIA

FUNDO CAPITALIZADO

/UNIDADE

 1

Programa: GESTÃO DAS POLÍTICAS DE EXECUÇÃO FINANCEIRA, ORÇAMENTÁRIA E DE CONTROLE INTERNO

Objetivo: APERFEIÇOAR OS PROCEDIMENTOS DAS ÁREAS DE EXECUÇÃO FINANCEIRA, CONTÁBIL E DE CONTROLE INTERNO, BUSCANDO A MAIOR EFICIÊNCIA E A MELHORIA DO GASTO PÚBLICO

» ACOMPANHAMENTO ORÇAMENTÁRIO FINANCEIRO E CONTROLE INTERNO

ACOMPANHAMENTOS REALIZADOS

/UNIDADE

 

Programa: DEFESA JURÍDICA DO MUNICÍPIO

Objetivo: REPRESENTAR O MUNICÍPIO JUDICIAL E EXTRAJUDICIALMENTE, INTERPRETAR E FAZER CUMPRIR ATOS NORMATIVOS, OBJETIVANDO A APLICAÇÃO DO DIREITO NOS INTERESSES DA MUNICIPALIDADE

» REPRESENTAÇÃO JUDICIAL E EXTRAJUDICIAL E ASSESSORAMENTO AO PODER EXECUTIVO

PEÇAS PROCESSUAIS E PARECERES ELABORADOS COM ÊXITO

/PERCENTUAL

85

Programa: MODERNIZAÇÃO E REESTRUTURAÇÃO ADMINISTRATIVA

Objetivo: ATENDER CLIENTES INTERNOS E EXTERNOS COM QUALIDADE, AGILIDADE E EFICÁCIAE MELHORAR O CONTROLE DOS PROCESSOS

» MODERNIZAÇÃO E INFORMATIZAÇÃO DA SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO

SECRETARIA MODERNIZADA

/ PERCENTUAL

 

» CONSTRUÇÃO DA SEDE E REGIONAIS ADMINISTRATIVAS

SEDE ADMINISTRATIVA

/ PERCENTUAL

 

Programa: DESENVOLVIMENTO DOS SERVIDORES MUNICIPAIS

Objetivo: AMPLIAR O NÚMERO DE OPORTUNIDADES DE TREINAMENTO E QUALIDADE DE VIDA DOS SERVIDORES MUNICIPAIS

» QUALIFICAÇÃO E CAPACITAÇÃO DOS SERVIDORES

CURSOS REALIZADOS

/ PERCENTUAL

1

» SEMINÁRIOS E OUTROS EVENTOS PARA SERVIDORES

 

/ PERCENTUAL

1

Programa: DESENVOLVIMENTO, PROMOÇÃO E CRESCIMENTO ECONÔMICO NA ÁREA URBANA

Objetivo: CRESCIMENTO DA ECONOMIA DO MUNICÍPIO COM A MELHORIA NA QUALIDADE DE VIDA

» IMPLANTAR E DESENVOLVER O FUNDO MUNICIPAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

FUNDO MUNICIPAL IMPLANTADO

/ PERCENTUAL (%)

 

» MELHORIA DA INFRA-ESTRUTURA FÍSICA, INDUSTRIAL E EMPRESARIAL E DE INFORMAÇÕES

INFRA-ESTRUTURA IMPLANTADA

/ PERCENTUAL (%)

1

» IMPLANTAR AGÊNCIA SERRA 21

AGÊNCIA IMPLANTADA

/ UNIDADE

 

» FOMENTO A PEQUENOS INVESTIMENTOS

EMPREGOS GERADOS

/ NÚMERO DE EMPREGOS

1

Programa: HUMANIZAÇÃO DO TRÂNSITO

Objetivo: REDUÇÃO DOS ÍNDICES DE ACIDENTES DE TRÂNSITO, DO CONGESTIONAMENTO VIÁRIO, DO TEMPO DE DESLOCAMENTOS DA POPULAÇÃO E DA DEGRADAÇÃO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS, ATRAVÉS DA ABERTURA DE VIAS, DE MELHORIAS FÍSICAS E OPERACIONAIS NO SISTEMA VIÁRIO EXISTENTE E DE CAMPANHAS EDUCATIVAS DE CONSCIENTIZAÇÃO DA POPULAÇÃO.

» EFETIVAÇÁO DA MUNICIPALIZAÇÁO DO TRANSITO

DEPARTAMENTO ESTRUTURADO

/ PERCENTUAL

1

» HUMANIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE TRÂNSITO

CAMPANHAS EDUCATIVAS

/ UNIDADE

 

» INTERVENÇÕES VIÁRIAS

ESTUDOS E PROJETOS VIÁRIOS

/ UNIDADE

 

Programa: DESENVOLVIMENTO, PROMOÇÃO E CRESCIMENTO ECONÔMICO NA ÁREA RURAL

Objetivo: AUMENTAR A PRODUTIVIDADE E A QUALIDADE DOS PRODUTOS AGRÍCOLAS, NÃO AGRICOLAS E PESQUEIRO PARA GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA, COMO

» PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DO SETOR PESQUEIRO

SETOR PESQUEIRO DESENVOLVIDO

/ PERCENTUAL (%)

 

» DESENVOLVIMENTO DE RENDA NÃO AGRÍCOLA (AGROTURISMO E AGROINDÚSTRIA ARTESANAL RURAL)

SETOR RURAL DESENVOLVIDO

/ PERCENTUAL (%)

 

» MELHORIA DA PECUÁRIA

SETOR PECUÁRIO COM TECNOLOGIA

/ PERCENTUAL (%)

 

» MELHORIA DA AGRICULTURA E DA INFRA ESTRUTURA RURAL

SETOR AGRICOLA DESENVOLVIDO

 

 

Programa: PROMOÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS

Objetivo: PROPORCIONAR AOS CIDADÃOS SERRANOS, O ACESSO AOS SEUS DIREITOS INDIVIDUAIS, COLETIVOS E DIFUSOS

» IMPLANTAR NÚCLEO DE APOIO ÁS VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

VÍTIMAS ATENDIDAS

/PESSOA

8.382

» CAPACITAR PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO DAS ESCOLAS DO MUNICIPID EM

PROFISSIONAIS CAPACITADOS

/PESSOA

960

» ATENÇÃO À MULHER

MULHERES ATENDIDAS

/PESSOA

6.790

Programa: PAZ NA SERRA - COMBATE À VIOLÊNCIA

Objetivo: IMPLEMENTAR AÇÕES QUE CONTRIBUAM PARA A REDUÇÃO DOS ÍNDICES DE VIOLÊNCIA NO MUNICÍPIO

» IMPLEMENTAR POLÍTICAS DE COMBATE À VIOLÊNCIA

PROJETOS IMPLEMENTADOS

/ NÚMERO DE PROJETOS

43

» CAPACITAR DE FORMA CONTINUADA AGENTES E PROFISSIONAIS QUE ATUAM COM PÚBLICOS VULNERÁVEIS À DEPENDÊNCIA QUÍMICA

PROFISSIONAIS CAPACITADOS

/ CAPACITAÇÕES EFETUADAS

480

Programa: DEFESA CIVIL

Objetivo: PREVENIR E MINIMIZAR DESASTRES, SOCORRER E ASSISTIR ÀS POPULAÇÕES AFETADAS, RECONSTRUIR E RECUPERAR CENÁRIOS DANIFICADOS E RESTABELECER O MORAL SOCIAL.

» IMPLANTAR PLANO MUNICIPAL DE DEFESA CIVIL

MUNÍCIPES ATENDIDOS

/ PESSOA

12.000

Programa: CIDADANIA PARA TODOS

Objetivo: PRESTAR SERVIÇOS DE QUALIDADE AOS CIDADÃOS SERRANOS NAS ÁREAS JURÍDICA, DEFESA DOS DIREITOS DO CONSUMIDOR E EMISSÃO DE DOCUMENTOS

» IMPLANTAÇÃO DE ATENDIMENTO NAS ÁREAS DE ASSISTÊNCIA JURÍDICA, EMISSÃO DE DOCUMENTOS CIVIS E PROTEÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS DO CONSUMIDOR - CASA DO CIDADÃO

ATENDIMENTOS EFETUADOS

/ PESSOA

69.615

» IMPLEMENTAR ATIVIDADES EDUCATIVAS E ORGANIZATIVAS SOBRE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR NAS COMUNIDADES

ATIVIDADES IMPLEMENTADAS

/ ATIVIDADES

40

Programa: ADEQUAÇÃO DO PARQUE ESCOLAR

Objetivo: AMPLIAR A OFERTA DE VAGAS NO ENSINO FUNDAMENTAL E EDUCAÇÃO INFANTIL

» CONSTRUÇÃO E MELHORIAS DE UNIDADES DE EDUCAÇÃO INFANTIL.

UNIDADES CONSTRUIDAS E MELHORADAS

/ UNIDADE

50

» MANUTENÇÃO DE UNIDADES DE EDUCAÇÃO INFANTIL E DO ENSINO FUNDAMENTAL

UNIDADES MANTIDAS

/ UNIDADE

127

» CONSTRUÇÃO E MELHORIAS DE UNIDADES DO ENSINO FUNDAMENTAL.

UNIDADES CONSTRUÍDAS E MELHORADAS

/ UNIDADE

58

Programa: GESTÃO MUNICIPAL ESCOLAR - ESCOLA CAMPEÃ

Objetivo: GARANTIR O ACESSO, PERMANÊNCIA E SUCESSO DA POPULAÇÃO EM IDADE ESCOLAR; AUMENTAR A EQÜIDADE MELHORAR A EFICIENCIA NA APUCAÇÃO DOS RECURSOS PÚBLICOS.

» CHAMADA ESCOLAR

CADASTRO REALIZADO

/ UNIDADE

4

» DESCENTRALIZAÇÃO DOS RECURSOS MUNICIPAIS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL — PROAFE.

UNIDADE DE ENSINO BENEFICIADAS

/ UNIDADE

57

» MICROPLANEJAMENTO DA ZONA URBANA E RURAL - PRO-DADOS

MICROPLANEJAMENTO REALIZADO

/ UNIDADE

127

» DESCENTRALIZAÇÃO DOS RECURSOS MUNICIPAIS PARA ENSINO FUNDAMENTAL PROAFE

UNIDADE DE ENSINO BENEFICIADA

/ UNIDADE

70

» REALIZAÇÃO DO CENSO ESCOLAR MUNICIPAL

CENSO ESCOLAR REALIZADO

/ UNIDADE

4

» REVITALIZAÇÃO DO PROJETO PRÓ-ESCOLA (SUCESSO ESCOLAR) NAS UNIDADES DE ENSINO

UNIDADES DE ENSINO ATENDIDAS

/ UNIDADE

70

» CONTINUIDADE DO PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DA APRENDIZAGEM I E II NAS UNIDADES DE ENSINO E MANUTENÇÃO DA EDUCAÇÃO ALTERNATIVA.

UNIDADES DE ENSINO ATENDIDAS

/ UNIDADE

55

» CONTINUIDADE DOS JOGOS ESTUDANTIS DA SERRA — JES

JOGOS REALIZADOS

/ EVENTO

4

» SAÚDE ESCOLAR NAS UNIDADES DE ENSINO FUNDAMENTAL

UNIDADE DE ENSINO ATENDIDA

/ UNIDADE

127

» IMPLANTAÇÃO DO "SERRA MINHA TERRA" (TURISMO PEDAGÓGICO)

UNIDADES DE ENSINO CONTEMPLADAS

/ UNIDADE

127

Programa: DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E QUAUDADE DO ENSINO-APRENDIZAGEM

Objetivo: GARANTIR AS UNIDADES ESCOLARES CONDIÇÕES BÁSICAS PARÁ ASSEGURAR AMBIENTE PROPÍCIO AO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE ENSINO, APERFEIÇOAR, MUNICIPAL DE ENSINO.

» IMPLANTAÇÃO DO SAEFS (SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE SERRA)

UNIDADES DE ENSINO CONTEMPLADAS

/ UNIDADE

70

» AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS PROFISSIONAIS DAS UNIDADES DE ENSINO E ADMINISTRAÇÃO CENTRAL. (SEDU)

UNIDADES DE ENSINO CONTEMPLADAS

/ UNIDADES

72

» IMPLANTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DA PROPOSTA CURRICULAR E SUPERVISÃO GERAL DO FUNCIONAMENTO NAS UNIDADES DE ENSINO.

UNIDADES DE ENSINO ATENDIDAS

/ UNIDADE

127

» IMPLANTAÇÃO DE CURSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES E GESTORES DAS UNIDADES DE ENSINO E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO.

UNIDADES ATENDIDAS

/ UNIDADE

127

Programa: INFORMATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO

Objetivo: MODERNIZAR EAGILIZAR O SISTEMA PÚBLICO EDUCACIONAL DE SERRA; SUPRIR, QUALITATIVA E RAPIDAMENTE O SISTEMA EDUCACIONAL COM INFORMAÇÕES PERTINENTES A SEUS SEGMENTOS.

» INFORMATIZAÇÀO E MANUTENÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO CENTRAL (SEDU) E DAS UNIDADES DE ENSINO DE EDUCAÇÃO INFANTIL COM AQUISIÇÃO DE RECURSOS TECNOLÕGICOS.

ADM. CENTRAL/SEDU UNIDADES DE ENSINO INFORMATIZADA

/ UNIDADE

59

» INFORMATIZAÇÃO E MANUTENÇÃO DAS UNIDADES DE ENSINO FUNDAMENTAL COM AQUISIÇÃO DE RECURSOS TECNOLÕGICOS

UNIDADES DE ENSINO INFORMATIZADAS

/ UNIDADE

72

Programa: QUALIDADE URBANA

Objetivo: PROMOVER O DESENVOLVIMENTO URBANO DO MUNICÍPIO MELHORANDO A QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO.

» IMPLANTAÇÃO E MANUTENÇÃO DE SISTEMA DE GEOPROCESSAMENTO

DISPONIBILIDADE DE DADOS CARTOGRÁFICOS E ALFANUMRICOS ATUALIZADOS DA ESTRUTURA URBANA DO MUNICÍPIO.

/ CMP/UN

 

» LEVANTAMENTO E DESENHO DIGITALIZADO DAS OBRAS PÚBLICAS DO MUNICIPIO E ACERVO 1tCNICO PRÉ-EXISTENTE

MELHOR ACESSIBILIDADE E MANUTENÇÃO DAS INFORMAÇÕES, FACILITANDO OBRAS DE

/ UNIDADE (PRANCHA)

 

» REVISÃO DA LEGISLAÇÃO URBANA (CÓDIGO DE OBRAS, CÓDIGO DE POSTURAS, E PDU) COM DIVULGAÇÃO PARA A POPULAÇÃO

LEIS URBANÍSTICAS REVISADAS COM MAPAS E ANEXOS DEVIDOS

/ UN

1

» PROGRAMA DE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA (LOTEAMENTOS IRREGULARES E CLANDESTINOS)

OCUPAÇÕES REGULARIZADAS

/ UN (LOTES)

7.800

» FORNECIMENTO DE PROJETOS DE CASAS POPULARES: ARQUITETÔNICOS, COMPLEMENTARES, CADERNO DE ENCARGOS, RELAÇÃO DE QUANTITATIVOS DE OBRAS.

PROJETOS COMPLETOS DE HABITAÇÃO POPULAR PARA ATENDER A POPULAÇÃO DE BAIXA RENDA.

/ N° DE POPULAÇÃO DE BAIXA RENDA (FAMÍLIAS)

 

 

LEVANTAMENTO E MAPEAMENTO DE ÁREAS DE OCUPAÇÃO SUB-NORMAIS E DIAGNÓSTICO E LEVANTAMENTO DE ÁREAS DE RISCO

MELHORAR CONDIÇÕES HABITACIONAIS EM ÁREAS SUB-NORMAIS

/N/ DE DOMICÍLIOS

 

Programa: CONSCIENTIZAÇAO TRIBUTARIA

Objetivo: ESCLARECER A POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO TRIBUTO, PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIO-ECONÔMICO DO MUNICÍPIO.

» CAMPANHA PUBLICITÁRIA

CAMPANHAS REALIZADAS

/ UNIDADE

22

Programa: MODERNIZAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO TRIBUTARIA

Objetivo: AUMENTAR A ARRECADAÇÃO PRÓPRIA, COM APRIMORAMENTO DE RECURSOS HUMANOS, FÍSICOS, GERENCIAIS E OPERACIONAIS, E MELHORAR A RELAÇÃO ENTRE O SERVIDOR PÚBLICO MUNICIPAL E OS AGENTES EXTERNOS ENVOLVIDOS NO PROCESSO.

» CADASTRAMENTO E RECADASTRAMENTO MOBILIÁRIO E IMOBILIÁRIO

UNIDADE CADASTRADA, RECADASTRADA

/ UNIDADE

146.000

IMPLANTAÇÃO E MANUTENÇÃO DO SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS-SIG

SISTEMA IMPLANTADO

/UNIDADE

1

» MODERNIZAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL

INSTALAÇÕES AMPLIADAS/MODERNIZADAS

/%

95%

» PROGRAMA DE MODERNIZAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO TRIBUTÁRIA - SEDU

SECRETARIA MODERNIZADA

/ UNIDADE

 

» PROGRAMA DE MODERNIZAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO TRIBUTÁRIA - SESA

SECRETARIA MODERNIZADA

/ UNIDADE

 

Programa: CONTROLE AMBIENTAL

Objetivo: ELEVAR A QUALIDADE DE VIDA DO MUNICÍPIO

» SISTEMA DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL

ATIVIDADES POTENCIALMENTE POLUIDORAS

/ UNIDADE

4

» CENTRO DE PESQUISAS AMBIENTAL

RECICLAGEM DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS E

/ UNIDADE

7

Programa: EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Objetivo: SENSIBILIZAR A COMUNIDADE, SOBRE OS RECURSOS NATURAIS DO MUNICÍPIOS,

» SISTEMA DE INFORMAÇÃO AMBIENTAL “SAI”

01 CD ROOM; DESENVOLVIMENTO DE SITE, COM INFORMAÇÕES AMBIENTAIS SOBRE O MUNICÍPIO

/ UNIDADE

4

» PENSAR NA TERRA E AGIR NA SERRA

PROFESSORES/REDE PÚBLICA TREINADOS; ALUNOS/REDE PÚBLICA TREINADOS

/ UNIDADE

4

» PROJETOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM TORNO DA CST

TODOS OS BAIRROS EM TORNO DA CST

/ UNIDADE

4

» AÇÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS COMUNIDADES

PESCADORES E CATADORES — CAPACITADOS, RUA ARBORIZADA AGENTES AMBIENTAIS COMUNITÁRIO TREINADOS

/ UNIDADE

12

Programa: PROTEÇÃO DO ECOSSISTEMA

Objetivo: MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÂO MEDIANTE A CONSERVAÇÃO E PROTEÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS.

» PLANO ZONEAMENTO ECOLOGICO E ECONÔMICO DO LITORAL “ZEE”

USO ORDENADO DOS RN

/ NÃO INFORMADA

4

» RECUPERAÇÃO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS

USO ADEQUADO DOS RECURSOS HÍDRICOS

/ IQA

8

» CRIAÇÃO E IMPLANTAÇÃO “UC’S E AVES’S”

UNIDADE DE CONSERVAÇÃO E AVES’S CRIADAS E IMPLANTADAS

/ UNIDADE

11

» PLANO DIRETOR DE ARBORIZAÇÀO “PDA”

ARBORIZAÇÃO IMPLANTADA

/ IAV

4

Programa: REFORMA E MANUTENÇÃO DE PRÉDIOS PÚBLICOS

Objetivo: PROVER MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO AOS FUNCIONÁRIOS E PROPICIAR MELHORES INSTALAÇÕES PARA ATENDIMENTOS AO PÚBLICO

» MANUTENÇÃO DE PRÉDIOS PÚBLICOS

PRÉDIOS REFORMADOS

/ M2

17.700

Programa: SISTEMA DE ESGOTAMENTO NO MUNICIPIO DE SERRA

Objetivo: AMPLIAR O PERCENTUAL DE ATENDIMENTO POR SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO.

» IMPLANTAÇÃO DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO

ESTAÇÕES DE TRATAMENTO CONSTRUÍDAS

/ UNIDADES

2

» AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE COLETA E TRANSPORTE DE ESGOTO

SISTEMA DE COLETA E TRANSPORTE DE ESGOTO AMPLIADA

/ METROS

80.000

» MANUTENÇÃO DE SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO

SISTEMA MANTIDO EM PERFEITAS CONDIÇÕES

/ METROS

26.000

Programa: PONTES, ESCADARIAS E GALERIAS

Objetivo: MELHORAR AS CONDIÇÕES DE ACESSO DA POPULAÇÃO DA ZONA RURAL E URBANA, NO QUE DIZ RESPEITO AO TRÁFEGO NO MUNICÍPIO

» CONSTRUÇÃO E MANUTENÇÃO DE PONTES, ESCADARIAS E GALERIAS

PONTES, ESCADARIAS E GALERIAS

/ M3 (CONCRETO)

7.144

Programa: DRENAGEM, PAVIMENTAÇÃO E MANUTENÇÃO DE VIAS E COMPLEMENTOS

Objetivo: AMPLIAR E MANTER A REDE VIÁRIA DO MUNICÍPIO

» PAVIMENTAÇÃO DE VIAS PÚBLICAS

VIAS CONSTRUIDAS

/ KW

476

» LIMPEZA E MANUTENÇÃO DA REDE PLUVIAL

REDE PLUVIAL MANTIDA

/ METROS

92.600

Programa: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Objetivo: INTEGRAÇÃO DA ESTRUTURA ADMINISTRATIVA E AGILIZ4ÇÃO DOS PROCESSOS ENTRE SECRETARIAS E MELHORIA DO ATENDIMENTO AO PÚBLICO

» EXPANSÃO E MODERNIZAÇÃO DA INFRA-ESTRUTURA DE REDE DE COMPUTADORES E SISTEMAS CORPORATIVOS

INFRA-ESTRUTURA EXPANDIDA E

MODERNIZADA

/ PERCENTUAL

100%

Programa: GESTÃO DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO

Objetivo: AMPLIAR O CONHECIMENTO, BEM COMO A MOBILIZAÇÃO DA POPULAÇÃO SOBRE SUA CAPACIDADE DE DECIDIR OBRASIPROJETOS NO ORÇAMENTO MUNICIPAL

» GESTÃO DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO

POPULAÇÃO MOBILIZADA

/ PERCENTUAL

40%

Programa: LAR DOCE LAR — MELHORIA NAS CONDIÇÕES HABITACIONAIS

Objetivo: PROMOVER A PARTICIPAÇÃO POPULAR NOS PROJETOS HABITACIONAIS, NA REGULARIZAÇÃO SUNDIÁRIA E HABITAÇÕES IRREGULARES

» IMPLANTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS EM ÁREAS ATENDIDAS PELOS PROGRAMAS HABITAR BRASIL, PAR, PASS, PRÓ-MORADIA, MORAR MELHOR, CARTA DE CRÉDITO

FAMÍLIAS ATENDIDAS

/ FAMÍLIAS

15.000

» PROJETO PARA CRIAÇÃO DA POLÍTICA HABITACIONAL

POLÍTICA HABITACIONAL IMPLANTADA

/ UNIDADE

1

» PARTICIPAÇÃO SOCIAL NA REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA E DAS HABITAÇÕES IRREGULARES

FAMÍLIAS ATENDIDAS

/ FAMÍLIAS

950

» PROGRAMA DE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA - LOTEAMENTOS IRREGULARES E CLANDESTINOS

OCUPAÇÕES REGULARIZADAS

/ UN (LOTES)

7.800

» FORNECIMENTO DE PROJETOS DE CASAS POPULARES: ARQUITETÔNICOS, COMPLEMENTARES, CADERNO DE ENCARGOS, RELAÇÃO DE QUANTITATIVOS DE OBRAS.

PROJETOS COMPLETOS DE HABITAÇÃO POPULAR PARA ATENDER A POPULAÇÃO DE BAIXA RENDA

/ N° DE POPULAÇÃO DE BAIXA RENDA (FAMÍLIAS)

 

Programa: ATENÇÃO A PESSOA IDOSA

Objetivo: ATENDER PESSOAS COM 60 ANOS OU MAIS, ATRA VÊS DE PROJETOS QUE VALORIZEM E ESTIMULEM AS POTENCIALIDADES FÍSICAS, ARTÍSTICAS, INTELECTUAIS E SOCIAIS, BUSCANDO A AUTONOMIA E INDEPENDÊNCIA DO IDOSO.

» ESTIMULO E VALORIZAÇÃO DAS POTENCIALIDADES FÍSICAS, ARTÍSTICAS, INTELECTUAIS E SOCLAIS DOS IDOSOS DA SERRA

IDOSOS AUTÔNOMOS INTEGRADOS, PARTICIPATIVO NA FAMLIA E NA SOCIEDADE

/ N° DE IDOSOS PARTICIPANTES

9.000

» HUMANIZAÇÃO DE ASÍLOS

ASÍLOS HUMANIZADOS

/UNIDADE

4

» CONSTRUÇÃO DO CENTRO DE CONVIVÊNCIA PARA IDOSO

CENTRO DE CONVIVÊNCIA

/ CENTRO DE CONVIVÊNCIA CONSTRUÍDO

3

Programa: SERRA CIDADÃ “FAZENDO GENTE FELIZ”

Objetivo: ATENDER NO PRÓPRIO BAIRRO OU REGIÃO, O MORADOR QUE TEM DIFICULDADE DE ACESSO AOS SERVIÇOS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, SAÚDE, EDUCAÇÃO E OUTROS, OFERECIDO PELO MUNICÍPIO, CONTRIBUINDO NA CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA DESSA POPULAÇÃO

» PROMOVER A CIDADANIA AOS MUNICIPES CARENTES

MUNÍCIPES CARENTES

/ MUNICIPES

293.334

» PARTICIPAÇÃO DA SEDU NO PROJETO SERRA CIDADÃ

PROJETO EXECUTADO

/ UNIDADE

48

Programa: CUIDA DE MIM

Objetivo: PROPORCIONAR CONDIÇÕES MAIS HUMANAS DE SOBREVIVÊNCIA AO MUNÍCIPE DESPRO VIDO DE RECURSOS FINANCEIROS

» REVISÃO DO BENEFICIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA

BENEFICIOS REVSTOS

/ N° DE BENEFÍCIOS REVISTOS

2.900

» ATENDIMENTO A POPULAÇÃO ADULTA DE RUA

USUÁRIOS ADULTOS QUE VIVEM NA RUA

/ PESSOAS ATENDIDAS

7.428

» ATENDIMENTO EMERGÉNCIAL E CESTAS BÁSICAS

MUNICIPES ATENDIDOS

/ MUNÍCIPES

321.120

» ATENDIMENTO AO PORTADOR DE DEFICIÉNCIA E AO PORTADOR DE DOENÇA RENAL CRÔNICA

POPULAÇÃO PORTADOR DE DEFICIÊNCIA — CARENTE

/ PESSOAS ATENDIDAS

14.782

Programa: ATENDIMENTO AO TRABALHADOR

Objetivo: AUMENTAR O NÍVEL DE EMPREGABILIDADE NO MUNICÍPIO DE SERRA

» PROMOÇÃO/ EMPREGO

OCUPAÇÕES DISPONÍVEIS NO MERCADO, PESSOAS COLOCADAS, RAZÕES DA

/ N° DE PESSOAS

DESEMPREGADAS

2.200

» ORGANIZAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE GRUPOS ASSOCIATIVOS PARA PRODUÇÃO E COOPERAÇÃO

GRUPOS FORMADOS; NOVOS EMPREGOS; PESSOAS TREINADAS

/ N° DE NOVAS OPORTUNIDADES

4.700

» EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E COMUNITÁRIA

MORADOR TREINADO

/ N° DE PESSOAS TREINADAS

4.800

Programa: ASSISTÉNCIA Á CRIANÇA E AO ADOLESCENTE

Objetivo: POSSIBILITAR O ATENDIMENTO A CRIANÇAS. ADOLESCENTES E SUAS FAMÍLIAS. EXPOSTOS A SITUAÇÃO DE RISCO SOCIAL, DE FORMA A OFERECER OPORTUNIDADES DE INSERÇÃO DESTES MESMOS SUJEITOS NA PRODUÇÃO DE UMA REALIDADE MENOS AGRESSORA, MENOS EXCLUDENTE, MAIS SOLIDÁRIA E

» ATENDER CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM ENTIDADES FILANTRÕPICAS DA SOCIEDADE CIVIL

CRIANÇAS E ADOLESCENTES ATENDIDOS

/ N° DE CRIANÇAS E

ADOLESCENTES ATENDIDOS

6.600

» ATENDER CRIANÇAS E ADOLESCENTES ATRAVÉS DE ATIVIDADES SÓCIO-EDUCATIVAS

CRIANÇAS E ADOLESCENTES ATENDIDOS

/ N° DE CRIANÇAS E

ADOLESCENTES ATENDIDOS

6.000

» ATENDER CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SISTEMA DE ABRIGOS TEMPORÁRIOS OU PERMANENTES

CRIANÇAS E ADOLESCENTES ATENDIDOS

/ N° DE CRIANÇAS E

ADOLESCENTES ATENDIDOS

340

» ATENDER CRIANÇAS, ADOLESCENTES E SUAS FAMÍLIAS EM SITUAÇÃO DE EXTREMO RISCO SOCIAL - SITUAÇÃO DE RUA, CONFLITO COM A LEI, USO E TRÁFICO DE DROGAS, ETC.

CRIANÇAS, ADOLESCENTES E FAMILIAS ATENDIDOS

/ N° DE CRIANÇAS,

ADOLESCENTES E FAMÍLIAS ATENDIDOS

2.800

Programa: GESTÃO DE POLITICA PÚBLICA NA ÁREA SOCIAL

Objetivo: ACOMPANHAR, FISCALIZAR, DELIBERAR, OS SERVIÇOS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, PRESTADOS A POPULAÇÃO CARENTE DO MUNICÍPIO PELOS ÓRGÃOS GOVERNAMENTAIS E NÃO GOVERNAMENTAIS

» MANUTENÇAO DAS ATIVIDADES DO CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE SERRA (COMASSE)

CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

/ UNIDADE

1

IMPLATAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DO IDOSO

01 CONSELHO IMPLANTADO

/ UNIDADE

1

» ESTRUTURAÇÃO E MANUTENÇÃO DE CONSELHOS TUTELARES E CONSELHOS DE DIREITO DA CRIANÇA E ADOLESCENTE

CONSELHOS TUTELARES E CONSELHO DE DIREITOS ESTRUTURADOS E MANTIDOS

/ UNIDADE

8

Programa: PREVENÇÃO E CONTROLE DE ZOONOSES, DOENÇAS TRANSMITIDAS POR VETORES E ANIMAIS SINANTRÓPICOS.

Objetivo: REDUZIR MORBIMORTALIDADE POR ZOONOSES, DOENÇAS TRANSMITIDAS POR VETORES E ANIMAIS SINATRÓPICOS, ATRAVÉS DE AÇÕES DE PREVENÇÃO E CONTROLE.

» CONTROLE E PROFILAXLA DA RAIVA ANIMAL

100% DOS ANIMAS VACINADOS; CAPTURA E ATENDIMENTO ÀS OCORRÊNCIAS

/ ANIMAIS

198.000

 

» CONTROLE DE ROEDORES. PRAGAS URBANAS E ANIMAIS SINANTRÓPICOS

IDENTIFICAÇÃO E CLASSIF. DE 1001 DOS

/ OCORRÊNCIAS: AMOSTRAS

10.500

 

» CONTROLE DE DOENÇAS TRANSMITIDAS POR VETORES

EQUIPAMENTOS, MATERIAIS DE CONSUMO E

/ IMÓVEIS

1.854.813

» MANUTENÇÃO DO SERVIÇO ADMINISTRATIVO DO CENTRO DE CONTROLE DE ZOONOSES

MANUTENÇÃO NECESSÁRIAS

/

 

» COMBATE AOS FOCOS DE MOSQUITOS CULEX

DIMINUIÇÃO DO N.° DE MOSQUITOS

/ MOSQUITOS CAPTURADOS

 

Programa: ATENÇÃO Á SAÚDE DO CIDADÃO

Objetivo: GARANTIR A COBERTURA DE ASSISTÊNCIA E AÇÕES PREVENTIVAS DE SAÚDE PARA POPULAÇÃO DO MUNICÍPIO.

» ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DA MULHER E PREVENÇÃO DO CÃNCER

MULHERES ATENDIDAS - PESSOAS DE RISCO

/ PERCENTUAL PESSOAS

70

» ORIENTAÇÃO AO EXERCÍCIO FÍSICO

PACIENTE - CLIENTE ORIENTADO E

/ PESSOA

1

» SISTEMA DE VIGILÂNCIA ALIMENTAR (SISVAN) NA FAIXA ETÁRIA DE O ÀS ANOS E GESTANTES.

CRIANÇAS E GESTANTES ACOMPANHADAS E RECUPERADAS.

/ CRIANÇAS E GESTANTES

70

» PREVENÇÃO E ASSISTÊNCIA À SAÚDE MENTAL ENQUANTO BEM ESTAR BIO-PSICO-SOCIAL

PACIENTES ATENDIDOS

/ PESSOA

12.000

» SERRA CIDADÃ: EDUCAÇÃO EM SAÚDE

PALESTRAS REALIZADAS — PROCEDIMENTOS

/ PALESTRAS/ PROCEDIMENTOS

 

» SAÚDE BUCAL

PESSOAS ATENDIDAS; PROCEDIMENTOS

/ PESSOAS

 

Programa: PACS/PSF - PROGRAMA DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE/ PROGRAMA SAÚDÈ DA FAMÍLIA

Objetivo: IMPLEMENTAR O MODELO DE SAÚDE NO MUNICÍPIO, PROMOVENDO, PREVENINDO E RECUPERANDO A SAÚDE DA POPULAÇÃO ATRAVÉS DA MUDANÇA DE PRÁTICAS DE SAÚDE E ORGANIZAÇÃO DO ACESSO AO SISTEMA.

» CADASTRO, ACOMPANHAMENTO E ASSISTÊNCIA DAS FAMÍLIAS

FAMILIAS CADASTRADAS

/ FAMÍLIAS

15 EQUIPES

Programa: ESTRUTURAÇÃO E MODERNIZAÇÃO DA REDE DE SAÚDE

Objetivo: EXECUTAR A POLÍTICA DE SAÚDE MUNICIPAL COM AUMENTO DA QUANTIDADE DO ATENDIMENTO, E DA RESOLUTIVIDADE DOS SERVIÇOS OFERTADOS.

» CONSOLIDAÇÃO DAS REGIÕES DE SAÚDE

SISTEMA REGIONALIZADO DE SAÚDE

/

1

» CONSTRUÇÃO, REFORMA E AMPLIAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE

UNIDADES REFORMADAS

/ UNIDADES

 

Programa 0115: IMPLEMENTAÇÃO DA VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA, SANITÁRIA E AMBIENTAL EM SAÚDE.

Objetivo: PREVENÇÃO E CONTROLE DOS AGRAVOS DE MANEIRA OPORTUNA A PARTIR DA VIGILÁNCIA EPIDEMIOLÓGICA E AMBIENTAL EM SAÚDE. PRINCIPALMENTE AQUELES DE NOTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA.

» CONTROLE DAS DOENÇAS IMUNOPREVENÍVEIS (SARAMPO, RAIVA, PÕLIO, RUBÉOLA, TÉTANO, COQUELUCHE E DIPTERIA).

IMUNIZAÇÃO DA POPULAÇÃO

/ PESSOAS

90%;70%

» CONTROLE DOS AGRAVOS PRIORITÁRIOS (HANSENIASES, TUBERCULOSE, DSTIAIDS, DIABETES E HIPERTENSÃO)

CASOS NOVOS DESCOBERTOS

/ PERCENTUAL PACIENTES

163;190

» MONITORAMENTO DAS DOENÇAS DIARRÉICAS E TRANSMITIDAS POR ALIMENTOS

EXAMES DE SWAB REALIZADOS

/ PERCENTUAL

16%;36O

» VIGILÂNCIA SANITÁRIA DOS ESTABELECIMENTOS DE INTERESSE À SAÚDE

REDUÇÃO DOS RISCOS E AGRAVOS À SAÚDE DA POPULAÇÃO

/ REGISTROS DE BOLETINS ÚNICOS DE PRODUÇÃO POR

2.825

» EDUCAÇÃO EM SAÚDE (CANAL SAÚDE + PROGRAMAS)

EDUCAÇÃO DA POPULAÇÃO E DOS

PROFISSIONAIS DE SAÚDE

/ PESSOAS

 

Programa 0116: APOIO DIAGNÓSTICO TERAPÊUTICO

Objetivo: TORNAR SISTEMA MUNICIPAL DE SAÚDE RESOLUTIVO NAS SITUAÇÕES DE RESPONSABILIDADE DE SUA GESTÃO.

» MANUTENÇAO DA REDE AMBULATORIAL BÁSICA

 

MEDICAMENTOS BÁSICOS DISTRIBUIDOS;

/

 

» MANUTENÇÃO DA REDE HOSPITALAR E ESPECIALIZADA

REDE MANTIDA

/

 

Programa 0081: UTILIDADE PÚBLICA

Objetivo: AMPLIAR E MELHORAR A QUALIDADE DOS SERVIÇOS PRESTADOS NAS ÁREAS DE CEMITÉRIOS, PRAÇAS E FEIRAS.

» AMPLIAÇÃO, MONTAGEM E MANUTENÇÃO DE FEIRAS

 

PRODUTOS DE BOA QUALIDADE OFERTADOS

/

30

» CONSTRUÇÃO. REFORMA E MANUTENÇÃO DOS CEMITÉRIOS

DISPONIBILIDADE DE VAGAS

/ M2

8

» AMPLIAÇÃO, REFORMA E MANUTENÇÃO DE PRAÇAS

ÁREA DE LAZER

/ M2

50

Programa 0082: LUZ PARA TODOS

Objetivo: ATENDER Á NECESSIDADE DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA.

» EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

LUMINÁRIAS DE ALTA EFICIÊNCIA E REDUÇÃO DE POTÊNCIA DE LÂMPADAS

/ KWH/MÊS

7.160

» EXPANSÃO DA REDE COM ILUMINAÇÃO

POSTES, LÂMPADAS E LUMINÁRIAS DE ALTA EFICIÊNCIA

/ NÚMERO DE POSTES, LÂMPADAS E LUMINÁRIAS INSTALADAS

2.700

» MANUTENÇÃO DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA

DEMANDAS ATENDIDAS

/ QUANTIDADE DE MATERIAL E EQUIPAMENTOS SUBSTITUÍDOS

 

Programa: VIVENDO MELHOR

Objetivo: LIMPAR E HIGIENIZAR O MUNICÍPIO, PROPORCIONANDO MELHOR QUALIDADE DE VIDA PARA A POPULAÇÃO.

» RECOLHIMENTO DE LIXO, VARRIÇÃO DE RUAS, CAPINA, RASPAGEM, ROÇAGEM E PINTURA DE MEIO-FIO

LIXO RECOLHIDO E DEMAIS SERVIÇOS PRESTADOS

/ TONELADA

362.121

» RECOLHIMENTO DE ENTULHOS, LIMPEZA DE CÓRREGOS E VALÕES

ENTULHOS RECOLHIDOS, CÓRREGOS E VALÕES LIMPOS

/ M3

325.000

Programa: PROMOÇÃO E DIVULGAÇÃO DO TURISMO

Objetivo: PROJETAR O MUNICÍPIO A NÍVEL NACIONAL

» PROMOVER A MARCA SERRA E DESENVOLVIMENTO DE CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS

LOGOMARCA “SERRA”

/

 

» PROMOVER O ESTUDO DE VIABILIDADE TÉCNICA, ECONÔMICA E AMBIENTAL DO TURISMO NO MUNICIPIO DE SERRA.

ESTUDO DE VIA8ILIDADE TÉCNICA, ECONÕMICA E AMBIENTAL

/

 

Programa: PROGRAMA DE MUNICIPALIZAÇÃO DO TURISMO

Objetivo: CONSCIENTIZAR A POPULAÇÃO SERRANA, PARA AUMENTAR A QUALIDADE NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

» FUNDO MUNICIPAL DE TURISMO

CRIAÇÃO DO FUNDO

/

 

» APOIO AS ATIVIDADES TURÍSITCAS

ATIVIDADES APOIADAS

/

 

Programa: PROGRAMA DE AMPLIAÇÃO E MELHORIA DA INFRA-ESTRUTURA TURÍSTICA

Objetivo: ATRAIR MAIS TURISTAS PARA O MUNICÍPIO, GERANDO EMPREGOS E RENDA

» IMPLANTAÇÃO, AMPLIAÇÃO, MELHORIA DE OBRAS DE INFRA - ESTRUTURA

OBRAS REALIZADAS

/

 

» FOMENTO À EMPREENDIMENTOS TURÍSTICOS

EMPREENDIMENTOS TURÍSTICOS

/

 

Programa: FOMENTAR O AGROECOTURISMO

Objetivo: ATRAIR TURISTAS QUE PROCURAM CONHECER MAIS SOBRE A VIDA NO CAMPO E O POTENCIAL ECOLÓGICO DA REGIÃO

» PROMOVER A ASSISTÊNCIA TÉCNICA E FINANCEIRA EM AGROECOTURISMO NO

ASSISTÊNCIA TÉCNICA E FINANCEIRA EM

/

 

» ESTUDO DE VIABILIDADE TÉCNICA, ECONÓMICA E AMBIENTAL DO AGROECOTURISMO

ESTUDO IMPLANTADO

/

 

Programa: ESPORTE DIREITO DE TODOS

Objetivo: INTEGRAR A POPULAÇÃO E DIVULGAR OS BENEFÍCIOS DA A TI VIDADE FÍSICA; BUSCAR PARCERIAS COM VOLUNTARIADO ESPORTIVO, FORTALECENDO O MOVIMENTO COMUNITÁRIO NA ÁREA ESPORTIVA, SOCIAL E DE LAZER; INCENTIVAR A PRÁTICA ESPORTIVA AMADORA NO MUNICIPIO; INCENTIVAR CRIA

» INCENTIVAR O ESPORTE NO MUNICÍPIO DE SERRA.

REALIZAÇÃO DE COMPETIÇÕES ESPORTIVAS

/ N° DE COMPETIÇÕES

 

316

» PROMOÇÃO DE EVENTOS ESPORTIVOS E DE LAZER.

PROJETO APOIADO E EVENTO REALIZADO.

/ N° DE PARTICIPANTES X N° DE

12.226

» CONSTRUÇÃO DE ÁREAS DESTINADAS À PRÁTICA DE ESPORTE E LAZER

ÁREA CONSTRUÍDA E MANUTENÇÃO DE ÁREA

/ M2

250

Programa: PRESERVAÇÃO DOS ACERVOS CULTURAIS E OUTROS BENS DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO, ARTÍSTICO E ARQUEOLÓGICO DO MUNICÍPIO

Objetivo: PRESERVAÇÃO DOS ACERVOS CULTURAIS E OUTROS BENS DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO, ARTÍSTICO E ARQUEOLÓGICO DO MUNICÍPIO

» PRESERVAÇÃO DO PATRIMÕNIO HISTÓRICO E CULTURAL

PATRIMÓNIO PRESERVADO

/ N° DE EQUIPAMENTOS PRESERVADOS

 

10

» PROMOÇÃO E INTERCÂMBIO DE EVENTOS NA ÁREA DO PATRIMÔNIO CULTURAL

REALIZAÇÃO DE EVENTOS NA ÁREA DE PATRIMÔNIO CULTURAL,

/ N° DE EVENTOS REALIZADOS OU N° DE PROJETOS APROVADOS

 

» CRIAÇÃO DO MUSEU DE SERRA E CENTRO DE MEMÓRIA

MUSEU CRIADO

/

 

Programa: PROMOÇÃO E DIVULGAÇÃO CULTURAL

Objetivo: PROMOVER E DIVULGAR A CULTURA NO MUNICÍPIO. VISANDO A FORMAÇÃO E A INFORMAÇÃO DA POPULAÇÂO

» REALIZAÇÃO DE EVENTOS CULTURAIS (ARTES NA PRAÇA — CINEMA E TEATRO)

EVENTOS REALIZADOS

/ EXPOSITORES

 

2.140

» CICLO FOLCLÓRICO RELIGIOSO DE SERRA

FESTA REALIZADA

/ QUANTIDADE DE FESTAS

48

» LEI DE INCENTIVO CULTURAL CHICO PREGO

PROJETOS CULTURAIS REALIZADOS

/ PROJETOS CULTURAIS REALIZADOS

120

» IMPLANTAÇÃO DE BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS E VOLANTES

BIBLIOTECA PÚBLICA

/ 8(SEIS) BIBLIOTECAS POR  ANO, PRIORIZANDO BPJRROS COM DIFICULDADES DE  ACESSO Á INFORMAÇÃO

85

» PROMOÇÃO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA— CONVÊNIO ABC

CULTURA AFRO-BRASILEIRA PROMOVIDA

/ N° DE PROJETOS/ EVENTOS APOIADOS